quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Aldeia Tupinikim de Caeiras Velha – Projeto Poranduba ATEBEMG

Resgate e instrumentalização cultural através do teatro de bonecos em comunidades indígenas


O teatro de bonecos pode ser usado como uma importante ferramenta para o resgate cultural. Por seus recursos de narrativa, elementos do imaginário coletivo são captados e trabalhados nos seus aspectos culturais, lúdicos, textuais, cênicos, artesanais e sociais. A ATEBEMG – Associação de Teatro de Bonecos de Minas Gerais, com o seu projeto Poranduba, trouxe esta proposta a cinco aldeias distribuídas pelos estados de MG, ES e BA. Tive o prazer de acompanhar, como fotógrafo convidado, entre os dias 03 e 09 de setembro de 2012, a oficina realizada na Aldeia Tupinikim de Caeiras Velha, na região de Aracruz, no Espírito Santo. Neste artigo adianto algumas das imagens e curiosidades desta experiência. Maiores detalhes sobre o projeto, seu acervo fotográfico completo e seus resultados serão publicados oportunamente no site da ATEBEMG, a idealizadora e realizadora desta ideia. Este projeto só foi possível graças aos recursos obtidos através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.



Para saber mais:

Sobre a oficina simultânea na Aldeia de Pau Brasil
http://palavrasobrecoisas.blogspot.com.br/2012/09/poranduba-tupiniquim_14.html
VídeosSobre a comunidade da Aldeia Tupinikim de Caeiras Velha:
http://www.youtube.com/watch?v=HxM6nNSidpQ
Sobre a Casa das Artesãs Tupinikim onde ocorreram as oficinas em Caeiras Velha:
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=qmkJVMlWL58
Chamada sobre a inauguração da Casa Cultural dos Guarani- Aldeia 3 Palmeiras:
http://www.youtube.com/watch?v=KSpQWWfrjOk

fonte: (http://alefilizzola.wordpress.com/2012/09/19/aldeia-tupinikim-de-caeiras-velha-projeto-poranduba-atebemg/)

Calendário de Oficinas do Centro de Referência de Teatro de Bonecos do RS


OFICINA DE DRAMATURGIA PARA TEATRO DE BONECOS com Jorge Rein 
Dias 10, 17 e 24 de novembro, sábados, das 14h às 18h Indicado para adultos interessados no assunto Duração: 12h 
Indicado para adultos interessados no assunto Duração: 12h Investimento R$ 100,00

TEATRO DE SOMBRAS, LETRAMENTO E (RE) SIGNIFICAÇÃO DE IMAGENS com Charles Kary 
Dias 10,17 e 24 de novembro, sábados, das 14h às 18h 
Indicado para adultos interessados no assunto, professores, interessados em noções básicas de desenho. Duração: 12h Investimento R$ 100,00

WORKSHOP DE TEATRO DE SOMBRAS com a Cia Teatro Lumbra / Clube da Sombra 
Dia 28 de novembro, quarta, das 19h às 22h 
Indicado para adultos interessados no assunto Duração: 3h Gratuito 

OFICINA DE BONECOS EM ESPUMA PARA TEATRO DE BONECOS com Dênis Moreira 
Dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro, aos sábados, das 14h às 18h 
Indicado para crianças e adolescentes.- 10 vagas Duração: 16h Investimento R$ 100,00 

INSCRIÇÕES: Na portaria da Cia de Arte, e-mail:crtbonecos.rs@gmail.com e Face: Semana Teatro Bonecos Lançamento do SITE : http://centrodereferenciadeteatrodebonecosrs.com/ 










Realização:Centro de Referencia de Teatro de Bonecos do RS
Cia de Arte Rua dos Andradas, 1780 - Sobreloja
51 3228 1154 /82098636
Facebook: Semana Teatro Bonecos

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Noticias da Itália -Vittorio Zanella


Devido a problemas com o servidor devo salientar a variação do 'endereço de e-mail
de
vittorio@teatrinodelles.com (que será retomada em cerca de 1 mês) para
vittorio@teatrinodelles.it (já ativa).

Além disso a variação do website de
www.teatrinodelles.com (que será retomada em cerca de 1 mês) para

Rogo-lhe para tomar nota de fazer um copy / paste e re-enviar novamente seus quaisquer últimas comunicações em:
Lembro-me também que o. Ele permanecerá ativo mesmo com a recuperação. Com (em cerca de 1 mês).

Peço desculpas pelo inconveniente, não dependia da minha vontade e quaisquer submissões múltiplas que eu pedir-lhe para relatar de modo que você pode apagar.
Sinceramente Vittorio Zanella de Teatro do ES

Teatro / Teatro do ID de Vittorio Zanella e Pasqualini Rita.
Performances, oficinas, animações, cursos de formação, exposições, museus,  
biblioteca, centro de documentação, conferências, pesquisa histórica, a perícia, filmes e desenhos animados  
Direção de arte e organização de exposições, festivais e temporadas de teatro como ator e figura  
Sede fiscal e organizacional através Pederzana, n ° 5, 40055 Villanova Castenaso (Bologna, Itália).  
Telefone e fax (0039) 051/6053078, mob. (0 039)338/2961206  

domingo, 18 de novembro de 2012

Cia Cabeça de Coco - Teatro de Bonecos - Curitiba- PR




Respeitável público, meninos e meninas, senhoras e senhores, com vocês o maior espetáculo da terra!  O Teatro de Bonecos”

Uma mala cheia de bonecos, confeccionados de materiais reciclados, onde a cabeça é feita da casca do coco-seco, o corpo com restos de panos velhos, os olhos são tampinhas de garrafa e bolinhas de gude, os cabelos de retalhos de fios, e uma armação de 2x2m² com uma lona preta, se transformam em um divertido teatro de bonecos.

Abrem-se as cortinas, o espetáculo começa, o inanimado recebe vida, os bonecos cantam, dançam e interagem com as crianças e elas se emocionam, riem e viajam num mundo cheio de sonhos e de fantasias.

A Cia Cabeça de Coco, um Projeto Sustentável e de Ação Social, idealizado por Abel Domingues (43a) e seu filho Gabriel de Araujo Souza (13a), tem como principal objetivo realizar suas apresentações  gratuitamente em hospitais, asilos, orfanatos, aldeias indígenas e comunidades carentes, visando alcançar aquelas crianças que não tem acesso a salas de cinemas, shoppings, museus e peças teatrais.

“Sabemos que nossa atitude é simples e não vai mudar a triste realidade de nossas crianças, porém, enquanto existir a magia e o encanto do Teatro de Bonecos, ali estaremos nós, fazendo a diferença na vida de todas aquelas crianças e adultos que assistirem ao espetáculo”.
Conta Abel Domingues criador do projeto.



Link da apresentação na tribo de índios Guaranis na aldeia “Araçaí” na Serra do mar

Nossas últimas apresentações foram:

14/10/12:  Para as crianças com neoplasia internadas no hospital da APCN no bairro Tarumã/PR.
10/11/12: Evento de Ação Social para a comunidade carente (corte de cabelo, doação de roupas, teatro de bonecos, etc...) realizado em uma escola no Bairro Boqueirão.

sábado, 17 de novembro de 2012

Convite para candidatos a residencia no Instituto Internacional da Marionete - França



APPEL A CANDIDATURES RESIDENCES DE RECHERCHE / CALL FOR RESEARCH RESIDENCIES APPLICANTS - INSTITUT INTERNATIONAL DE LA MARIONNETTE
To: INSTITUT INTERNATIONAL DE LA MARIONNETTE <
infos.institut@marionnette.com>

APPEL A CANDIDATURES / RESIDENCES DE RECHERCHE (English)

À travers deux programmes de résidences (avec ou sans bourse) proposés par son pôle Recherche et documentation, l’Institut international de la marionnette souhaite encourager la recherche fondamentale sur les arts de la marionnette, accompagner le processus de création des artistes, et renforcer les liens entre les communautés de la recherche et celles de la création.
Les résidences de recherche de l’Institut international de la marionnette sont ainsi ouvertes aux chercheurs, aux créateurs et aux étudiants de niveau Licence, Master ou Doctorat, quelle que soit leur nationalité.

Les résidents accueillis bénéficient des ressources disponibles au centre de documentation, d’un accueil personnalisé, et d’éventuelles mises en contact avec les partenaires de l’IIM. Ils sont hébergés gracieusement à la Villa d'Aubilly.
Dès leur arrivée, les résidents signent une convention. Ils s'engagent à déposer au centre de documentation un exemplaire de leur travail de recherche.

Résidences sans bourse
Ces résidences peuvent s’étendre sur une durée de 2 jours à 2 mois.
Les demandes peuvent être effectuées tout au long de l'année, à l’exception des périodes de fermeture de l’IIM.
Elles sont octroyées après examen du dossier de demande, dans la limite des places disponibles.

Résidences avec attribution d'une bourse de recherche
Ces résidences avec bourse peuvent s’étendre sur une durée de 2 semaines à 2 mois, à l’exception des périodes de fermeture de l’IIM. Elles s’adressent en priorité aux doctorants et aux auteurs en phase de rédaction d’un ouvrage.
Ces bourses couvrent les frais de résidence et tout ou partie des frais de déplacement.
Date limite de candidature : 15 décembre 2012 pour l’année 2013.
Les décisions sont prises environ 1 mois après la date limite de dépôt des candidatures.
Critères de sélection :
-          Qualité du dossier de candidature
-          Présence, au centre de documentation, de ressources en lien avec le projet de recherche.

Dossier de candidature
Quel que soit le programme demandé, le dossier de candidature comprend :
-          un curriculum vitae,
-          une lettre de motivation (indiquer la durée et la période de séjour souhaitées),
-          une présentation du projet de recherche (sujet, méthode, démarches déjà entreprises ; 4 pages maximum), incluant, pour les demandes de bourses, un premier repérage des ressources du centre de documentation utiles au projet.

Les dossiers sont à adresser par courriel à l’adresse suivante :institut@marionnette.com
ou par voie postale à :
Raphaèle FLEURY, responsable du pôle Recherche et documentation
INSTITUT INTERNATIONAL DE LA MARIONNETTE
7 PLACE WINSTON CHURCHILL
08000 CHARLEVILLE-MÉZIÈRES
FRANCE

---
CALL FOR RESEARCH RESIDENCIES APPLICANTS

Through two programs of residencies (with or without grant) proposed by its Research pole, the Institut International de la Marionnette (International Institute of Puppetry) wants to encourage the scientific research about puppetry, to accompany the process of creation of the artists, and to strengthen the links between Research and Creation communities.

The Research residencies of the Institut International de la Marionnette (IIM) are open to scholars, creators and postgraduate students, whatever their nationality.

Residents have access to the Library, they can take advantage of a personalized accompaniment, and of possible stakes in touch with the partners of the IIM. They are accommodated in the Villa d’Aubilly for free.
The residents must sign a research contract. They make a commitment to deposit in the Library a copy of their final work.

Residencies without grant
These residencies can have a duration from 2 days to 2 months, with the exception of the periods of closure of the IIM.
Application may be submitted at any time (minimum one week before).
They are given after examination of the demand, according to available place.

Residencies with a research grant
These residences with grant have a duration from 2 weeks to 2 months, with the exception of the periods of closure of the IIM. They are granted first and foremost to the PhD students, post-doctorate, and authors in phase of writing.
These grants can cover food expenses and a part of the traveling costs.
Deadline of application: December 15th, 2012 (for 2013).
The decisions are made 1 month more or less after the deadline.
Criteria of selection:
- Quality of the application file,
- Presence, in the Library, of resources in connection with the research project.

Application file
Whatever the program, the application file shall include:
- A curriculum vitae,
- A letter of application (indicate the wanted duration and period),
- A presentation of the research project (subject, method, already begun steps; 4 pages maximum), including, for applications for a residence with grant, a first location of the resources of the library useful for the project.

Files are to be sent by e-mail to the following address:
institut@marionnette.com
or by airmail to: 
Raphaèle FLEURY, manager of the Research pole
INSTITUT INTERNATIONAL DE LA MARIONNETTE
7 PLACE WINSTON CHURCHILL
08000 CHARLEVILLE-MÉZIÈRES
FRANCE



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Leandro Silva é contemplado com Bolsa de Residência Artística e Interações Estéticas em Pontos de Cultura 2012, promovido pela FUNARTE

Lego   Bolsa de Interações Estéticas

O artista bonequeiro Leandro Silva foi contemplado com uma Bolsa de Residência Artística e Interações Estéticas em Pontos de Cultura 2012, promovido pela FUNARTE, com o projeto “Fuzuê – O Teatro de Bonecos e suas Convergências na Comunidade”. O projeto será executado no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, em Porto Alegre – RS.

Leandro Silva é educador popular, artista bonequeiro e membro da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos / ABTB – Centro UNIMA BRASIL. Desde 2006, dedica-se a difundir o teatro de animação em comunidades do Nordeste e pesquisar suas convergencias com temas sociais, como educação, saúde, promoção da cidadania e defesa dos direitos humanos.

Sobre o Projeto

O projeto pretende desencadear um processo de trocas de experiências, pesquisa, criação e produção artística entre o artista residente e jovens do Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo (Porto Alegre – RS), refletindo as diversas vertentes do Teatro de Animação – Teatro de Bonecos, Teatro de Objetos e Teatro de Máscaras – e suas convergências e contribuições para o desenvolvimento social comunitário nas áreas de Educação, Saúde, Defesa dos Direitos Humanos e Ecologia.

Este processo se desenvolverá num prazo de 06 (seis) meses, através da residência do artista no Ponto de Cultura e a formação de um grupo de convivência com os participantes, que cumprirão uma vasta programação de trocas e reflexões estéticas, criação e pesquisa com teatro de animação, com foco no Boneco Brasileiro, o Mamulengo, e a apresentação de um produto final: um festival de teatro de animação (Festival Animado), com duração de 05 dias e aberto ao público. As atividades durante a programação incluem: oficina de formação artística em teatro de animação (teórica e prática), produção teatral, rodas de conversas e pesquisas em grupo.

O nome “fuzuê” é uma expressão muito corrente no Nordeste que significa “festa, bagunça, movimento”. Traduz o clima da convivência entre os participantes e destes com a comunidade durante o processo de execução do Projeto. A convivência grupal e a construção coletiva será a base metodológica do Projeto. Ao final, esperar-se que os participantes se reconheçam como agentes comunitários e líderes atuantes, aptos a utilizarem o teatro de animação como instrumento de promoção da cidadania, bem como que continuem, através de um Núcleo Coletivo, multiplicando a experiência.

Sobre o Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo – Porto Alegre – RS

Em convênio com o Ministério da Cultura, através do Programa Cultura Viva, a OSCIP Guayí desenvolve o projeto de um Ponto de Cultura na região do Cristal voltado a promover alternativas de produção cultural e audiovisual além de capacitação na área de tecnologia da informação para jovens. Este projeto conta com um Conselho Gestor Comunitário. O Quilombo do Sopapo busca incentivar e desenvolver ações comunitárias com jovens que integre arte, cultura, cidadania e economia solidária, estimulando a afirmação dos direitos e construção de uma cultura de não violência.

A Guayí - Realizadora do projeto Ponto de Cultura

A Guayí, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), executa em Porto Alegre (RS) o projeto Ponto de Cultura, financiado pelo Ministério da Cultura/Governo Federal para promover a diversidade cultural brasileira. O projeto é desenvolvido pela Guayí em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul - SINTRAJUFE/RS, SERPRO, Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e com a Região Cristal, representada por diversas organizações.

Para maiores informações, acesse: http://quilombodosopapo.blogspot.com.br/ ehttp://www.guayi.org.br/

Sobre a Bolsa de Residência Artista e Interações Estéticas 2012

Realizada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, a Bolsa Interações Estéticas tem como objetivo apoiar projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas das diversas regiões do Brasil e a rede de Pontos de Cultura. A premiação foi dividida em duas categorias: Criação e Experimentação, com 41 contemplados; eContinuidade, com 11 contemplados.

Mais informações: http://www.funarte.gov.br/interacoesesteticas/

Em 2012, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC apresentam a quarta edição do edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura.

Iniciado em 2008, no formato Prêmio, o Interações Estéticas passa agora a ter o nome de Bolsa, possibilitando a realização de projetos de diferentes segmentos artísticos por meio do intercâmbio cultural entre artistas de diversas partes do país e a rede de pontos de cultura.

Em suas três edições, 347 projetos foram contemplados abrangendo todas as regiões do país e as variadas linguagens artísticas.

Com esta iniciativa, a SCDC e a Funarte objetivam contribuir para a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento do processo de democratização cultural em nosso país.

Sobre os pontos de cultura: http://www.cultura.gov.br/culturaviva/

Sobre o Centro de Programas Integrados: http://www.funarte.gov.br/portal/centro/artes-integradas/sobre/

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

11º Festival Internacional de Bonecos de Brasília


Bonecos e Cultura Popular ocuparão o Teatro Nacional de Brasília


De 12 a 28 de novembro, com mais de 100 mil pessoas assistindo aos espetáculos, o 11º. Festival Internacional de Bonecos de Brasília trará linguagens e manifestações diversas do melhor da cultura popular do Brasil e do mundo, e devido ao público atingido é considerado o maior do Brasil.

Atração da última edição: "Noite dos Mamulengos" com os grupos Mamulengo Riso do Povo (Zé Divina-PE), João Redondo de Daniel (Daniel-RN), João Redondo ( Clóvis- PB), Bonecos de Kalunga (Gilberto Kalungueiro – CE)

A 11ª  edição  do  Festival  Internacional  de  Bonecos  de  Brasília será  realizada  de 12 a 28  de novembro, começará  no  Teatro Nacional Claudio Santoro (durante  uma  semana)  e  irá  depois  para mais oito  regiões  administrativas  do  DF (Guará, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e Varjão). Além  de  grupos  do  Brasil,  de  várias  unidades  da  Federação (CE, DF, GO, MG, PI, RJ, RN, RS, SP e SC), o  evento  também  contará com  a  presença  de  grupos da Argentina,  Chile, Costa  Rica, Espanha, Itália, México e Portugal) Todos os espetáculos terão, como em todos os anos, acesso LIVRE e GRATUITO. A CENSURA INDICATIVA É LIVRE.  O espetáculo de abertura, na segunda-feira (12/11), OS OLHOS DO SURUBIM REI, do Grupo TEATRO KABANA (MG), será apresentado na Sala Martins Penna, às 21h.
Também teremos no dia 12, a abertura da Exposição da Feira de Patrimônio Imaterial (ofícios dos Mestres do Maranhão,Piauí,Goiás,Minas Gerais,Pará e Distrito Federal).

Teatro Nacional Claudio Santoro (TNCS)- Quando no TNCS,  o  evento irá de 12 a 19/11 e contará  com  apresentações na Sala Martins Penna, no Palco da Diversidade (Foyer da Sala Vila Lobos), na Sala Alberto Nepomuceno e no Palco João Redondo (Mezanino da Vila Lobos). No dia da abertura, segunda-feira (12/11), o evento terá início às 20h na Sala Martins Penna.

Escolas – “Conseguimos ônibus que propiciarão aos alunos da rede pública de ensino do DF, acesso facilitado aos espetáculos, atendendo durante a manhã e a tarde. Estimamos atender a mais de cem mil pessoas durante todo o evento e umas três mil só no Teatro Nacional”, comemora o idealizador e coordenador geral do Festival, o bonequeiro Ricardo Moreira.

Oficinas - “Realizaremos oficinas diversas: Confecção e animação de bonecos, Teatro de Sombras, Boneca de pano, Pernas de pau, confecção de brinquedos populares, Literatura Versos e Prosas ”, explica o coordenador-geral.

Rodas de Prosa - O evento também contará com importantes discussões sobre várias questões do mundo dos bonecos, coordenadas pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB), sempre no Foyer da
Sala Villa Lobos do TNCS. A começar pela Posse da nova Diretoria da ABTB, às 16h, da terça-feira (13). Na quarta (14), às 15h,  teremos a Roda de Prosa - Situação da ABTB e Políticas Públicas específicas do Teatro de Bonecos. Para finalizar, na quinta-feira (15), a última Roda de prosa terá como tema “Situação do Registro  do Teatro Popular de Bonecos como Patrimônio Imaterial, nacional e internacional, às 15h.

Cultura x Função Social - “Estamos conscientes de nossa função social, geraremos empregos diretos e indiretos, tanto para artistas locais, nacionais e internacionais assim como para prestadores de serviços de áreas variadas. Isso também faz parte de nossa missão”, finaliza Moreira.

Patrocínio e Apoio - O evento é patrocinado pelas Secretarias de Estado da Cultura, da Educação, pelo GDF, e conta com o apoio das Embaixadas do México e de Portugal.

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO:

ASSOCIAÇÃO RUARTE - (61) 3037-8606

REDES SOCIAIS: 

Twitter:  @bonecosbrasilia
Facebook: Associação Ruarte de Cultura e Festival Internacional de Bonecos de Brasília
Blog: www.bonecosbrasilia.wordpress.com

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA- RELEASES/ENTREVISTAS:

Marcos Linhares - (61) - 8405-8290 - 8120-5196
 Vitor Ferns - (61) 8434-3603 - 9200- 7710

sábado, 3 de novembro de 2012

TEATRO DE ANIMAÇÃO NO BRASIL (1977 À 1999) – Histórias,Registros e Fragmentos



Já está disponível aqui no blog o material digitalizado da ABTB destinado ao estudo e à pesquisa – a digitalização deste material efetivou-se em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB Centro UNIMA- Brasil no ano de 2009.
Confira todos os links clicando na página:
Boa Leitura e pesquisa!O presente material é destinado ao estudo e à pesquisa.
A digitalização desse material efetivou-se em parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e a Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB Centro UNIMA – Brasil no ano de 2009.
Presidente da ABTB/CUB - Renato Paulo Carvalho Silva
Reitor da UDESC – Prof. Dr. Sebastião Iberes Lopes Melo
Diretor Geral do CEART/UDESC – Prof. Dr. Milton de Andrade Leal Jr.
Chefe de Departamento de Artes Cênicas – Prof. Dr. Edelcio Mostaço
Coordenação do Projeto – Prof. Dr. Valmor Nini Beltrame
Digitalização – Marcos Araújo de Oliveira e Veruska Costa Haber
Arte Final - Marcos Araújo de Oliveira
Impressão e Gravação – Vlademir Albino Martins
A longa e rica história do Teatro de Bonecos do Brasil carece de registros. Importantes
acontecimentos, discussões, e fatos se perdem pelo esquecimento ou são retidos na memória dos que vivenciaram as situações, as histórias.
A digitalização de 938 páginas de documentos, Boletins Informativos, cartas, relatórios
de eventos, relativos ao período de 1977 a 1999, significa preservar a memória e valorizar a
história dessa manifestação teatral. Contribui para reconhecer o trabalho de muitos artistas e amantes dessa arte que, com maior ou menor visibilidade, ajudaram a construir a imagem positiva de que desfruta atualmente o Teatro de Animação no Brasil.
Aqui estão contemplados dados, informações, cartas, relatos escritos com toda a carga
afetiva e emocional dos protagonistas desse período decisivo para a organização dos titeriteiros, artistas brasileiros de quase todas as regiões do país. São documentos publicados pela Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – ABTB / Centro UNIMA Brasil – CUB e pelas Associações Estaduais denominadas Núcleos Organizados nos seguintes estados: Espírito Santo, Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Ceará.
Para a realização dessa tarefa, a colaboração do Mestre Manoel Kobachuk foi fundamental. O Mestre disponibilizou seu acervo reunido durante anos de trabalho e atividade na condição de Diretor Teatral; Presidente e Vice-Presidente da ABTB-CUB; e Pedagogo do
Teatro de Animação, responsável pela formação artística e ética de uma geração de jovens
bonequeiros. Manoel, mais uma vez, demonstrou generosidade confirmando seu incansável
compromisso com a arte que pratica e com o desejo de ver a história deste teatro reconhecida e preservada.
A parceria com a ABTB-CUB, desde a edição digitalizada em DVD das Revistas
Mamulengo, no ano de 2008, tem facilitado a concretização destes objetivos.
A edição de mais este DVD com o volume de documentos digitalizados integra o
conjunto de atividades educativas, culturais e de pesquisa que, há alguns anos, o Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC desenvolve. O objetivo principal é ampliar as discussões sobre a linguagem do Teatro de Animação, não só no âmbito acadêmico, mas inclusive, junto aos grupos de teatro que trabalham com essa linguagem. A UDESC acredita que desse modo, também colabora com a preservação da memória do Teatro de Animação Brasileiro e com o desenvolvimento de estudos e pesquisas nesta área.
Professor Dr. Valmor Nini Beltrame
Coordenador do Projeto


CENTROS NACIONAIS DA UNIMA NA AMÉRICA LATINA




Unima Argentina
c/o Tito LOREFICE - UNSAM (Universidad Nacional de San Martin) - Irigoyen 3100
CP 1650 SAN MARTÍN (Buenos Aires)
Tel: +54 (11) 4006 1500 ó 4554 9408
Fax: +54 (11) 4006 1500 ó 4554 9408
Email: unimargentina@gmail.com
unimametro@gmail.com
Tito Lorefice:
titolorefice@yahoo.com.ar
tlorefice@gmail.com

Representación Unima en Bolivia
c/o Grober Mauricio LOREDO OLIVARES - Plazuela Virrey Toledo nº 1277
COCHABAMBA
Tel: +591 4 4295968
Fax:
Email: groloredo@yahoo.com

A.B.T.B - Unima Brasil
c/o Sassá Moretti - Rua João Jorge Mussi, 248 - Bairro Carianos
CEP 88047-510 FLORIANÓPOLIS (SC)
Tel:
Fax:
Email:
sassamoretti@hotmail.com

Web: http://abtb-centrounimabrasil.blogspot.com

Unima Chile
c/o Fundación para la Dignificación del Teatro de Muñecos - Eleodoro Yáñez 1049 - 2º c
PROVIDENCIA - SANTIAGO DE CHILE
Tel: +56 02 236 8693
Fax: +56 02 555 3975
Email: unimachile@hotmail.com

Unima Colombia
c/o Liliana MELO - Calle 56 n° 19 - 26
BOGOTÁ
Tel: +57 1 235 62 84
Fax: +57 1 235 62 84
Email: aso_naranjalima@yahoo.es
unima.colombia@gmail.com

Representación Unima en Costa Rica
Kembly AGUILAR - San Francisco de Dos Ríos, Residencial El Bosque #431
SAN JOSÉ
Tel:
Fax:
Email: kemblyaguilar@gmail.com
Unima Perú
c/o Felipe RIVAS MENDO - Jirón Independencia n°16, Departamento J Barranco
LIMA 04
Tel: +51 (0)1 263 5714
Fax:
Email: unimaperu@hotmail.com
Mandar copia a: maderoteatro@gmail.com

Unima Uruguay
c/o Adriana CABRERA - Calle Centroamerica 1842
CERRO - MONTEVIDEO, C.P 12800
Tel: +598 (0)2 3119180
Fax: Movil: +598 (0)9 5192623
Email: uruguayunima@gmail.com
adrianafercabrera@hotmail.com

Representación Unima en Venezuela
Roblan PIÑERO
c/o Teatro Bengala
Tel:
Fax:
Email: teatrobengala@gmail.com

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Revista MANULENGO



A Revista Mamulengo foi uma das mais importantes publicações do país no segmento Teatro de Formas Animadas. Dificuldades estruturais e a ausência de apoios institucionais, tem impedido a circulação de novas edições. A ABTB - Associação Brasileira de Teatro de Bonecos/Centro Unima Brasil no entanto, tem entre suas prioridades a retomada da revista. Resgatar os números já publicados, a maior parte esgotados, era de fundamental importância. Graças ao apoio do Departamento de Artes Cênicas do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) isto foi possível. A digitalização completa dos 13 números publicados, entre 1973 e 1989, contribui com a preservação da memória do Teatro de Animação Brasileiro e com desenvolvimento de estudos e pesquisas nesta área, além de ampliar as discussões sobre a linguagem do Teatro de Animação, não só no âmbito acadêmico, como também, junto a todos os interessados na milenar arte do teatro de bonecos.

Muitas das revistas passaram pela seleção da pesquisadora e escritora, Virgínia Valli, que diz que a publicação impôs a si mesma uma filosofia " que é a da pesquisa, estudo e preservação dos remanescentes do brinquedo conhecido por mamulengo". Ela e outras pesquisadoras - como Olga Obry - publicaram na Mamulengo uma parte das suas pesquisas e impressões, desentocando grandes mamulengueiros como Cheiroso, Amendoim, Babau, chegando até a transcrever peças encenadas por vários desses mestres. A Revista Mamulengo contribuiu, efetivamente, para que essas informações preciosas chegassem a outras gerações.




Centro de Referência do Teatro de Bonecos irá resgatar e preservar a memória desta arte no RS

Cena de Bonecrônicas. Foto: Acervo


Movimento bonequeiro gaúcho lança projeto inédito no Estado para fomentar e divulgar o teatro de bonecos do Brasil e do mundo


A preservação da memória artística e cultural do teatro de bonecos do Rio Grande do Sul está garantida com a criação do Centro de Referência do Teatro de Bonecos do RS (CRTB-RS). A iniciativa inédita dos bonequeiros gaúchos, viabilizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (FAC-RS), busca resgatar a memória do teatro de bonecos no Estado, atuar na formação de novos profissionais e fomentar a pesquisa na área.
Segundo Ubiratan Carlos Gomes, um dos responsáveis pela iniciativa, o CRTB-RS pretende ser um centro de pesquisa e de formação da arte dos bonecos e da animação, incluindo técnicas de confecção e manipulação para sombras, objetos, marionetes, fantoches, manipulação direta, marotes, bonecos gigantes e miniatura. “Queremos garantir a preservação da memória desta arte no Estado e reunir os profissionais e os interessados”, garante o bonequeiro.
Nesta primeira etapa, o CRTB-RS priorizou três ações estratégicas. A primeira é a criação de um site, que tem o propósito de ser é um veiculo de comunicação para promover as iniciativas dos bonequeiros gaúchos. Informações sobre grupos, notícias sobre o movimento, memória, entre outros assuntos, podem ser encontrados no seguinte endereço:  http://teatrodebonecosriograndedosul.wordpress.com/. O lançamento está previsto para ocorrer no final de outubro.
A segunda ação estratégica é a organização do acervo do CRTB-RS, medida que permitiu a reunião de um vasto material representativo de uma expressiva parte da memória dos bonequeiros do RS e do mundo. No memorial, é possível encontrar literatura e documentação específicas, como projetos, textos, vídeos, publicações, cartazes, fotos, registros de festivais nacionais e internacionais, catálogos, entre outros materiais.
O Centro de Referência do Teatro de Bonecos do RS tem sua sede no prédio da Cia de Arte, na Rua dos Andradas, nº 1780, sobreloja, Centro Histórico de Porto Alegre. A visitação pode ser feita mediante agendamento prévio pelo fone: (51) 82098636 / 32281154.
A terceira ação contempla a realização de oficinas de formação e qualificação, a se realizarem entre novembro e dezembro, com experientes profissionais da área. A oferta inclui a oficina de dramaturgia, com Jorge Rein; letramento e (re) significação de imagens, com Charles Kary; workshop de teatro de sombras, com a Cia. Teatro Lumbra / Clube da Sombra e a oficina de bonecos em espuma com Dênis Moreira.
“Trata-se de uma iniciativa fundamental para atores, bonequeiros, profissionais de áreas afins, escolas e a comunidade em geral, na medida em que proporciona um espaço permanente de encontro, intercâmbio e troca para aprendizagem”, conclui Ubiratan Carlos Gomes, que há 28 anos dedica-se ao ofício.
Pioneirismo
A ideia da criação de um centro de referência para o teatro de bonecos surgiu durante os encontros ABRACE O BONECO BRASIL e os Congressos da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos-ABTB-UNIMA- (União Internacional da Marionete), quando se discutiu a necessidade de se criarem centros de preservação da memória e da formação de novos bonequeiros. A experiência do CRTB-RS é a primeira de muitas iniciativas que deverão se multiplicar pelo País, estimuladas pelo exemplo gaúcho. “A ABTB-UNIMA esta trabalhando para que cada estado tenha um espaço semelhante ano nosso”, ressalta Ubiratan.
"Este projeto do CRTB-RS é mais um marco importante a demonstrar a capacidade de articulação dos bonequeiros gaúchos, que sempre estiveram à frente de iniciativas que contribuíram para fortalecer a arte de bonecos no Estado. Um exemplo disso foi sua criação e participação na realização do Festival de Teatro de Bonecos de Canela, durante 11 anos” comenta Ubiratan. Ele afirma que os festivais foram muito importantes para o incremento do teatro no RS. “Quando iniciamos o movimento, em 1984, havia cinco grupos de teatro de bonecos. Hoje, são 42 companhias atuantes”, destaca. “Existe qualidade na diversidade. O festival propiciou esta diversidade”, finaliza.
Desde a sua implantação, iniciada em março último, com as oficinas de formação ministradas por Cacá Sena, Ubiratan Carlos Gomes e Marco Fronckowiak, o CRTB-RS tem demonstrando uma expressiva adesão do público. Entre as atividades já realizadas, estão a Semana de Teatro de Bonecos, ocorrida em abril de 2012, quando se desenvolveram diversas atividades na Redenção, na Casa de Cultura, na Casa de Teatro e na Cia. de Arte, e a comemoração ao Dia Nacional do Teatro de Bonecos.  As atividades envolveram outras linguagens como o cartum, a música e a poesia dentro de uma perspectiva transversal.

CONFIRA, ABAIXO, O CALENDÁRIO DE OFICINAS OFERECIDAS PELO CENTRO DE REFERÊNCIA DO TEATRO DE BONECOS PARA OS PRÓXIMOS MESES:

OFICINA DE DRAMATURGIA PARA TEATR DE BONECOS com Jorge Rein
Dias 10, 17 e 24 de novembro, sábados, das 14h às 18h
Indicado para adultos interessados no assunto
Duração: 12h
Indicado para adultos interessados no assunto
Duração: 12h
Investimento R$ 100,00

TEATRO DE SOMBRAS, LETRAMENTO E (RE) SIGNIFICAÇÃO DE IMAGENS com Charles Kary
Dias 10,17 e 24 de novembro, sábados, das 14h às 18h 
Indicado para adultos interessados no assunto, professores, interessados em noções básicas de desenho.
Duração: 12h
Investimento R$ 100,00

Dia 28 de novembro, quarta, das 19h às 22h
WORKSHOP DE TEATRO DE SOMBRAS com a Cia Teatro Lumbra / Clube da Sombra
Indicado para adultos interessados no assunto
Duração: 3h
Gratuito

OFICINA DE BONECOS EM ESPUMA PARA TEATRO DE BONECOS com Dênis Moreira
Dias 1º, 8, 15 e 22 de dezembro, aos sábados, das 14h às 18h 
Indicado para crianças e adolescentes.- 10 vagas
Duração: 16h
Investimento R$ 100,00

Todas as atividades ocorrerão na Cia de Arte, Rua dos Andradas 1780. Inscrições: na portaria da Cia de Arte, e-mail: crtbonecos.rs@gmail.com eFace: Semana Teatro Bonecos

Para maiores informações acesse: http://teatrodebonecosriograndedosul.wordpress.com

Realização:
Centro de Referencia de Teatro de Bonecos do Rio Grande do Sul
Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (FAC)